• Ações em alusão a 18 de maio (1).jpg

• Ações em alusão a 18 de maio (28).jpg

• Ações em alusão a 18 de maio (29).jpg

• Ações em alusão a 18 de maio (30).jpg

CMDCA realiza várias ações junto a educação em prol a campanha "Faça Bonito"

A programação consistiu em teatro, palestra, desenhos, passeata e prêmios

A Prefeitura Municipal de Jaci, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu uma série de atividades em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, inclusive confeccionou até camisetas. As ações realizadas fazem parte da Campanha “Faça Bonito”, cujo objetivo é conscientizar, informar, mobilizar e alertar a todos sobre a importância da prevenção a violência infantil.

A programação iniciou na terça-feira, 16, no Salão Paroquial, com a peça teatral “O medo de Terezinha”, executado pela Companhia de Circo “Teatro Sem Lona” de Santa Catarina. Na atividade, participaram todas as turmas da EMEI João Berto e E.M. Dinina Silveira Azevedo Milani, além dos quatro sextos anos da E.E. Dr. José Emygdio de Faria. Na data, realizaram uma atividade para concorrer a prêmios.

Na quarta-feira, 17, os alunos assistiram uma palestra sobre o abuso e a exploração sexual infantil, com demonstrações do semáforo do toque, uma forma didática que ensina a criança os locais do corpo em que ela pode ou não ser tocada. Para finalizar, na quinta-feira, 18, dia do combate, houve duas passeatas com direito a bate lata, e em seguida, entrega de skates para os melhores desenhos e frases.

O cronograma foi organizado pela Presidente do CMDCA, Andrea Mardegan, com apoio do Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Departamento Municipal de Educação e Polícia Militar. Os prêmios foram doados pelos vereadores Evandro, Taroba, Marroa e Daise, além do Procurador Municipal, Dr. Alexandre Garcia e da empresa Lukaliam Móveis. Vale salientar, que os trabalhos foram escolhidos por alunos do curso de psicologia da UNIP de Rio Preto.

Denúncias ou suspeitas de crianças e adolescentes que estejam sofrendo violência, podem ser feitas no Conselho Tutelar através do telefone (17) 99171-7025 ou no Centro de Referência de Assistência Social no número (17) 3283-1433. A nível Nacional, há o serviço de denúncia DISQUE 100, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que funciona 24 horas com discagem gratuita. Denuncie e seja a voz daqueles que não podem falar!