• Mutirão de Papanicolau.jpg

Saúde vai realizar mutirão de Papanicolau nesta terça-feira

A ação será realizada nas duas Estratégias de Saúde da Família

A Coordenação Municipal de Saúde vai promover nesta terça-feira, 26, das 17h às 20h, o quinto mutirão para a coleta de Papanicolau. A ação será realizada nas duas Estratégias de Saúde da Família e visa atrair mulheres que não vão com frequência ao ginecologista, mais especificamente de 25 a 64 anos de idade.

O preventivo é a principal estratégia para detectar precocemente as lesões. Com o diagnóstico inicial, antes que a mulher perceba os sintomas, é possível observar alterações causadas pelo HPV, câncer de colo de útero, infecções vaginais, inflamações vaginais e outras doenças sexualmente transmissíveis. A recomendação para toda a mulher que tem ou já teve vida sexual é realizar o exame periódico.

Para o procedimento, a mulher não pode estar menstruada, não fazer uso de creme vaginal e não ter tido relação por 48 horas. O atendimento é feito por ordem de chegada, basta apresentar: cópia do RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão SUS. Em caso de alteração no resultado do exame, a paciente será chamada para uma nova consulta junto ao ginecologista para avaliação do nível da lesão.

Mulheres interessadas em fazer o Papanicolau podem comparecer nos ESF’s que estão cadastradas, sendo o ESF I localizado na Rua Miguel Oskiano, S/N, Cohab III, ou no ESF II, que fica na Rua Orlando Benedetti, nº 1387, Residencial Emanuela. Quem não conseguir comparecer nas unidades nesta data podem entrar em contato para agendar. O expediente é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Mais informações pelos telefones:

(17) 3283-1788 – ESF I Cohab III

(17) 3283-1122 – ESF II Emanuela