• Festa Julina E.M. Dinina Silveira Azevedo Milani (1).jpg

• Festa Julina E.M. Dinina Silveira Azevedo Milani (12).jpg

Festa Julina da E. M. Dinina teve como tema a vida no campo

Participaram da festa mais de 400 alunos, entre o período da manhã e tarde

A ponte quebrou, já consertou! Olha a cobra, é mentira! Olha a chuva, já passou! E assim foi a festa julina da Escola Municipal Dinina Silveira Azevedo Milani, que aconteceu no dia 6 de julho, na própria unidade. Mais de 400 alunos, entre o período da manhã e tarde, aproveitaram o dia com muita dança, comidas típicas e brincadeiras tradicionais.

O momento contou com a presença da prefeita de Jaci, Valéria Guimarães, da Diretora Municipal de Educação, Maridalva Bertacini, de coordenadores de instituições de ensino do município, dentre outros convidados. Na turma da manhã, a festança foi para as crianças do 1° ano A e B, 2° ano A e B, 3° ano A, B e C, e 4° ano A, B e C. Já a tarde, quem se divertiu foram os alunos do 1° ano C e D, 2° ano C e D, 3° ano D, 4° ano D e 5° ano A, B, C e D.

A vice-diretora da unidade escolar, Gisele Cristina Barbosa, conta que o contexto da festa foi trazer a tradição caipira, mostrar a importância da cultura do campo. “Nosso objetivo foi desassociar a festa com a religiosidade, tal que as músicas apresentadas foram todas sobre o homem do campo, atividades dos cidadãos rurais. Nosso cenário também envolveu vários elementos do assunto, como balanço, janelas, objetos, etc. Além disso, envolvemos a partilha, as crianças levaram os doces para compor a mesa de alimentação. Foi uma integração bem legal”, afirmou.

Além da tradicional festa, que já é uma fonte de aprendizado para as crianças, durante os meses de junho/julho, os professores aproveitaram para trabalhar em sala de aula conteúdos educativos que se relacionam com a temática, como a culinária típica (que tem o milho como principal ingrediente), parlendas e adivinhas. A celebração faz parte do folclore brasileiro e possibilita a compreensão da memória cultural e social.

Texto: Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaci

Imagem: Ana Maria Gomes