• Saúde realiza segundo mutirão para coleta de Papanicolau.jpg

• Mais de 40 mulheres realizaram o exame de Papanicolau.jpg

• Mulheres podem agendar consulta nas unidades de saúde.jpg

• No mês de outubro os postos de atendimento estão intensificando os atendimentos ginecológicos.jpg

Saúde realiza segundo mutirão para coleta de Papanicolau

A Prefeitura Municipal de Jaci, através da Coordenação Municipal de Saúde, realizou no fim da tarde de ontem, 29, o segundo mutirão para coleta de Papanicolau, exame detectador do câncer do colo de útero. Ao todo, mais de 40 mulheres compareceram nas unidades de saúde para realizar a coleta.

A ação especial visou oferecer oportunidade às mulheres que deixaram de realizar o exame ginecológico preventivo no último ano, justamente em virtude da pandemia do Coronavírus. As profissionais responsáveis pelas triagens e coletas nos postos de atendimento foram enfermeiras, técnicas de enfermagens, ginecologista e estagiárias.

A enfermeira responsável pelo ESF I, Bárbara Vieira Cavichio, disse que por ser o segundo mutirão, a quantidade de mulheres superou novamente a expectativa. “A adesão ao exame mostra claramente que as mulheres estão cada vez mais conscientes. No próximo mês, por conta do outubro rosa, realizaremos mais trabalhos direcionados à saúde da mulher”, relatou.

No mês de outubro que inicia amanhã, 1, a saúde vai aderir à campanha Outubro Rosa, com diversas ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero, como a coleta de exames, palestras, entrega de preventivos, etc.

Mulheres que precisarem de atendimento ginecológico podem agendar a consulta nas unidades de saúde com a Dra. Cinthia Ferrari Dojas. O ESF I está localizado na Rua Miguel Oskiano, S/N, Cohab III, e o ESF II na Rua Orlando Benedetti, 1366, Residencial Emanuela. O expediente é de segunda a sexta-feira das 07h às 17h.

Informações e agendamentos pelos telefones:

(17) 3283-1788 – ESF I Cohab III

(17) 3283-1122 – ESF II Emanuela