CRAS E CCI estão com programação especial para o setembro amarelo

A campanha é alusiva ao dia de hoje, 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

A Prefeitura Municipal de Jaci, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Convivência do Idoso (CCI) está realizando a Campanha “Setembro Amarelo”, que visa à prevenção e conscientização contra o suicídio. A campanha é alusiva ao dia de hoje, 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A primeira programação do setembro amarelo iniciou ontem, 9, no CCI, com uma palestra da Psiquiatra Dra. Maria Fernanda Birolli abordando o tema prevenção ao suicídio.

Confira as demais programações para este mês:

13/09 a 18/09: Dinâmicas e rodas de conversa no CRAS com a Psicóloga Marinilsa Risse das 08h às 10h30 e das 13h30 às 16h abordando o tema emoções e sentimentos.

20/09 a 24/09: Atividades com cartilhas e rodas de conversa no CRAS com a Psicóloga Marinilsa Risse das 08h às 10h30 e das 13h30 às 16h.

20/09: Roda de conversa no CCI com a Psicóloga Aline Guimarães e Diane Duarte das 14h às 16h abordando o tema ansiedade.

22/09: Roda de conversa e entrega de cartilhas ilustrativas aos alunos da E. E. Dr. José Emygdio de Faria.

20/09: Roda de conversa no CCI com a Psicóloga Aline Guimarães e Diane Duarte das 08h30 às 10h abordando o tema depressão.

27/09 a 30/09: Dinâmicas e rodas de conversa no CRAS com a Psicóloga Marinilsa Risse das 08h às 10h30 e das 13h30 às 16h abordando o tema emoções e sentimentos.

Além disso, foram espalhadas pela cidade faixas da Campanha Setembro Amarelo para conscientizar à população da importância da valorização da vida e prevenção ao suicídio. Os pontos inseridos são: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Convivência do Idoso (CCI), Conselho Tutelar e Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI), ala do Hospital Nossa Senhora da Divina Providência.

O município de Jaci oferece atendimento com psiquiatra nas unidades de saúde, atendimento com psicólogas no CRAS e CCI, além de acompanhamento com assistentes sociais nos mesmos locais.

É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo de formas voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. É só ligar 188 ou acessar o site: www.cvv.org.br.

Não ignore um pedido de ajuda. Fique atento aos sinais. Todas as vidas importam! ��