Saúde realiza coleta de Papanicolau em mais de 60 mulheres jacienses

A Prefeitura Municipal de Jaci, através da Coordenação Municipal de Saúde, realizou no fim da tarde de terça-feira, 31 de agosto, um mutirão para coleta de Papanicolau, exame detectador do câncer do colo de útero. Ao todo, mais de 60 mulheres compareceram nas unidades de saúde para realizar a coleta.

A ação especial visou oferecer oportunidade às mulheres que deixaram de realizar o exame ginecológico preventivo no último ano, justamente em virtude da pandemia do Coronavírus. As profissionais responsáveis pelas triagens e coletas nos postos de atendimento foram enfermeiras, técnicas de enfermagens, ginecologista e estagiárias.

De acordo com a enfermeira responsável pelo ESF I, Bárbara Vieira Cavichio, a ação superou as expectativas. “Foram 30 coletas de Papanicolau na unidade que trabalho, e mais 33 na outra. Este é um sinal que as mulheres aderiram ao mutirão e estão cada vez mais conscientes da prevenção. Em breve, realizaremos mais trabalhos direcionados à saúde da mulher”, informou.

No mês de outubro, a saúde vai iniciar a campanha Outubro Rosa, com diversas ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero, como a coleta de exames, palestras, entrega de preventivos, etc.

Mulheres que precisarem de atendimento ginecológico podem agendar a consulta nas unidades de saúde com a Dra. Cinthia Ferrari Dojas. O ESF I está localizado na Rua Miguel Oskiano, S/N, Cohab III, e o ESF II na Rua Orlando Benedetti, 1366, Residencial Emanuella. O expediente é de segunda a sexta-feira das 07h às 17h.

Informações e agendamentos pelos telefones:

(17) 3283-1788 – ESF I Cohab III

(17) 3283-1122 – ESF II Emanuella